NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Inscrições abertas para cursos gratuitos a distância do SENAR

MB Comunicação

O programa Agrodigital do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para dois cursos online gratuitos:  Agropecuária Digital e Energia Fotovoltaica. A iniciativa é destinada a produtores, trabalhadores rurais e demais interessados em buscar aperfeiçoamento na área. Para participar é necessário inscrever-se no Portal de Educação a Distância do Senar: ead.senar.org.br.  

De acordo com a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, a intenção é atender a crescente demanda do setor agropecuário. “Temos presenciado um grande avanço no desenvolvimento de tecnologias inovadoras no mundo, especialmente no setor agropecuário, como o uso de máquinas mais inteligentes, autônomas e robotizadas”, destaca.

A diretora reforça que o conteúdo tem linguagem objetiva e de fácil aplicação no campo. Com carga horária de 24 horas, o curso Agropecuária Digital mostra as principais tecnologias e inovações e as possibilidades de implementação na propriedade rural. O aluno aprenderá sobre a evolução da agropecuária, tecnologias para o agro, a computação utilizada na agropecuária digital, além de moedas e contratos digitais.

Na capacitação Energia Fotovoltaica, o participante entenderá o funcionamento da geração de energia solar fotovoltaica e com isso poderá analisar a possibilidade de instalação desses sistemas em propriedades rurais. A carga horária é de 20 horas.

Além de acessar as videoaulas 24 horas por dia, a turma conta com fóruns e chats, atividades interativas e o apoio de tutores e monitores. Ao concluir o treinamento, o aluno receberá certificado de conclusão.

O superintendente Senar/SC, Gilmar Zanluchi, observa que hoje não basta apenas produzir. “É necessário produzir, gerenciar e atender as demandas do dia a dia e, por isso, é fundamental contar com a informatização e outras tecnologias que possibilitem aumentar a produtividade. E tão importante quanto ter tecnologias à disposição, é saber utilizá-las de maneira eficiente para obter os melhores resultados. Por isso, reforçamos o convite para que os produtores catarinenses participem dos cursos do programa Agrodigital”. 

O presidente do sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, complementa que manter produtores e trabalhadores rurais qualificados é um desafio, frente às mudanças tecnológicas e à constante inovação no campo. “Os cursos oferecidos pelo programa Agrodigital vieram para somar as ações já realizadas pela entidade e contribuirão para que o produtor rural aperfeiçoe seus conhecimentos e avalie as necessidades de implementação de tecnologias capazes de ajudá-lo a melhorar seus resultados”.

CURSOS GRATUITOS

A EaD Senar disponibiliza mais de 80 cursos gratuitos no portal, distribuídos por programas como qualidade de vida, gestão e empreendedorismo, produção vegetal, campo sustentável, agricultura de precisão, inclusão digital rural e agricultura de baixa emissão de carbono. Desde 2010, quando foi lançado o portal de educação a distância do Senar, mais de 1 milhão de matrículas foram realizadas. (Com informações da Assessoria de Comunicação CNA)