NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Senar/SC oferta 23 cursos gratuitos para produtores rurais no oeste

MB Comunicação

Para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promove em março 23 cursos em 13 municípios do oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais. Em todo o Estado, serão 250 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão normativas determinadas pelos órgãos de saúde de prevenção e combate ao novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No oeste, o destaque é para treinamentos sobre Fluxo de Caixa da Atividade Rural, Produção Caseira de Massas para Congelamento, Preparo de Bovinos para Leilões e Exposições e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

“Através dos cursos, o produtor tem a oportunidade de buscar conhecimento, investir na propriedade e contribuir para o desenvolvimento local”, salienta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as capacitações beneficiam todas as cadeias produtivas catarinenses. “Neste período de pandemia, estamos com a oferta de cursos reduzida e seguindo critérios que garantam a segurança e a saúde dos produtores. Entendemos que os treinamentos são fundamentais para o crescimento de todo o setor”.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificaço de carga horária, local e data.

PROGRAMAÇÃO PARA MARÇO NO OESTE: