NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

SENAR/SC inicia nova turma do Programa Jovem Aprendiz Cotista em Canoinhas

MB Comunicação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC), iniciou neste mês o curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro do Programa Jovem Aprendiz Cotista no município de Canoinhas. A qualificação atende à Lei de Aprendizagem nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto n.º 5.598/05.

Em todo o Estado, segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, as turmas dos cursos de Aprendizagem Profissional Rural são realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais de cada município e formadas mediante demanda de empresas rurais contribuintes. “Em Canoinhas, ainda há vagas para aprendizes na turma. Outro município que também está com vagas abertas na região é Mafra”, destaca Zanluchi.

As empresas rurais que necessitam cumprir a cota de aprendizagem e tiverem interesse em aderir ao programa deverão entrar em contato com a Coordenação de Aprendizagem Rural do SENAR/SC através do e-mail aprendizagem@senar.com.br.

PROGRAMA

O público-alvo do programa é formado por jovens entre 14 e 24 anos que são contratados com carteira assinada como aprendizes por empresas que necessitam cumprir a Lei de Aprendizagem, integrando os três pilares do processo: escola, trabalho e formação profissional, conforme legislação vigente.

O curso possui duração de até dois anos e busca a inserção de jovens no mercado de trabalho. A carga horária é de 960 horas, com 50% de teoria e 50% de prática profissional. A parte teórica do curso (Núcleo Básico e Núcleo Específico) é de responsabilidade do SENAR/SC e a Prática Profissional é de responsabilidade das empresas empregadoras. Estas, também são responsáveis pelo recrutamento, seleção e contratação dos aprendizes e por designar um monitor responsável pelo acompanhamento das atividades do aprendiz durante o curso.

O Núcleo Básico da formação é composto por integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; segurança, saúde e higiene. O Núcleo Específico dispõe disciplinas como informática avançada; operações comerciais e financeiras; atendimento ao cliente; noções de administração de pessoal; matemática financeira e estatística; princípios da gestão da qualidade e contabilidade básica.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que o programa é a porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para as empresas descobrirem talentos e formarem profissionais. “Temos orgulho deste programa que dá a oportunidade de formação para os jovens do campo e mão de obra ao setor”, sublinha Pedrozo.