NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Oeste recebe 9 cursos gratuitos do Senar/SC em agosto

MB Comunicação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferta em agosto nove cursos em sete municípios do oeste catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 197 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão normativas determinadas pelos órgãos de saúde de prevenção e combate ao novo coronavírus.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No oeste, o destaque é para treinamentos sobre Operação e Manutenção de Ordenhadeiras, Artesanato de Crochê e Tricô, Produção Caseira de Pães e Biscoitos e Inseminação Artificial em Bovinos.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi ressalta que os cursos gratuitos oportunizam novas formas de empreender no campo. “Muitas vezes o produtor não tem ideia que determinada atividade já desempenhada na propriedade pode se tornar rentável e melhorar a qualidade de vida da família. Esses treinamentos ensinam técnicas rápidas e objetivas para que eles possam inovar nos negócios”, destaca.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, as qualificações acontecem em todas as regiões e fortalecem a cadeia produtiva do Estado. “Neste momento estamos promovendo os cursos com toda segurança e prevenção possível para evitar o contágio do coronavírus. Reduzimos o número de treinamentos, a quantidade de participantes e seguimos todas as orientações dos órgãos de saúde. Nos municípios em que há decretos que impedem a realização dos cursos livres, os mesmos estão suspensos. Nossa proposta é oportunizar aos trabalhadores do campo o aumento da produtividade, ação que beneficia todo agronegócio catarinense”.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.

PROGRAMAÇÃO PARA AGOSTO NO OESTE: