NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Alimentador móvel: uma ferramenta que auxilia no desmame das terneiras na NZ

MilkPoint

Guilherme Ristow é médico veterinário formado na UDESC/SC e atualmente trabalha em uma fazenda de gado leiteiro na Nova Zelândia. Frequentemente ele escreve para o MilkPoint a fim de relatar particularidades da produção de leite neozelandesa. Desta vez, ele nos contou um pouco de como as bezerras de reposição são criadas e desmamadas na fazenda. 

alimentador móvel de terneiras na Nova Zelândia

Segundo Guilherme, em torno de uma semana de vida as bezerras são transferidas das baias no galpão de recém-nascidos para piquetes com azevém. Essa ação permite que a fazenda utilize "alimentador móvel" ou "mobile milk feeder" de 50 tetos para fornecer o leite.

“Eles são um pouco caros, porém práticos, podem ser rebocados, possuem motor e bomba que facilitam a ejeção e homogeneização dos 1000 litros de leite, garantindo que muitos animais se alimentem ao mesmo tempo, otimizando a mão de obra e o tempo gasto com a atividade. Esse sistema no qual as terneiras ingerem seis litros de leite uma vez ao dia é designado para desenvolver o rúmen rapidamente, pois restringe o lácteo, incentivando-o a procurar outras fontes de energia, como feno, ração e pasto, estimulando também as papilas ruminais a crescerem”, disse ele.

O veterinário ainda acrescentou que essa transição permite ao fazendeiro substituir o alimento mais caro da dieta (o leite) por pasto o mais cedo possível. “O desmame acontece de acordo com a característica do animal, Jersey aos 70 kg, Kiwi-cross 80 kg e Holandês 90 kg”, finalizou.

alimentador móvel de terneiras na Nova Zelândia