NOTÍCIAS

Informações atualizadas todos os dias

Futuro do agronegócio: Senar/SC forma novos técnicos em Fraiburgo

MB Comunicação

A jovem Sara Greissi de Oliveira, de 24 anos, é filha de produtores rurais e no último fim de semana realizou um sonho: a formatura no Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), no polo presencial de Fraiburgo, no meio oeste catarinense. “Sempre ouvi falar muito bem do curso e nos últimos dois anos pude comprovar a qualidade dos conteúdos trabalhados. É um curso que nos prepara não apenas para gerir uma propriedade, mas também a nossa vida”, afirmou. 

Sara, que já atua em uma agropecuária no município de Frei Rogério, pretende continuar os estudos e cursar o ensino superior em agronomia ou gestão do agronegócio. “A intenção é auxiliar na gestão e técnica da nossa propriedade e, futuramente, expandir conforme as oportunidades surgirem”, relatou a jovem que já auxilia a família na produção de alho, feijão e milho. Para ela, o curso foi essencial por aproximar a teoria e a prática. “Mesmo sendo a distância sempre tivemos total suporte dos tutores presenciais e com as visitas constatamos o que estudamos na teoria. Isso ajudou muito na formação”. 

Além de Sara, outros 20 técnicos em agronegócio participaram da solenidade de colação de grau do curso que ocorreu no Clube Fraiburguense com a presença de amigos e familiares dos formados, além de autoridades municipais e do Sistema Faesc/Senar. 

Presidente do Sindicato Rural de Fraiburgo Ângelo Benincá salientou o orgulho em formar a quarta turma do curso, lembrando que Fraiburgo foi um dos primeiros municípios catarinenses a receber o polo de apoio presencial. “O agronegócio é a locomotiva desse País e necessita de investimentos principalmente em profissionalização e educação. As propriedades rurais estão inovando e necessitam de profissionais qualificados e preparados. O Sistema Faesc/Senar vem desenvolvendo um excelente trabalho por meio do curso técnico, oferecendo a oportunidade gratuita aos produtores e filhos de produtores de se qualificarem e aumentarem a produção, a renda e a qualidade de vida no campo”. 

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o curso, apesar de ser 80% a distância e 20% presencial, tem um elevado nível de qualidade. “Os conteúdos são atuais e condizem com a realidade vivenciada nas propriedades rurais catarinenses. O agro precisa de profissionais comprometidos e que se engajem em levar tecnologia e gestão para o meio rural. O Senar/SC investe 95% do valor arrecadado na atividade fim, oferecendo aos produtores rurais a oportunidade de capacitação gratuita, assim como é o caso do curso técnico em agronegócio que já conta com 12 polos de apoio presencial no Estado”, salientou. 

Marcelino Brusco, de 38 anos, é produtor rural de Caçador. O envolvimento com o agronegócio é herança de família e o incentivo para fazer o curso veio da namorada que se formou na primeira turma do polo de Fraiburgo. “É fundamental buscar a profissionalização. Vivemos em constantes mudanças e o agronegócio precisa acompanhar e se desenvolver cada dia mais. É um setor promissor e em expansão, mas necessita de profissionais habilitados para a função. Por isso resolvi fazer o curso técnico, o conhecimento é algo que ninguém nos tira”, observou. 

A intenção após a formatura é melhorar os processos de gestão de sua propriedade que produz grãos e tabaco e, futuramente, prestar assistência técnica em outras propriedades contribuindo para o desenvolvimento do setor em toda a região. “O Sistema Faesc/Senar nos proporciona esse crescimento enquanto profissionais e nos habilita para atuar em diferentes segmentos do setor. O agronegócio é promissor”, complementou.

NOVOS TÉCNICOS

Os técnicos em agronegócio formados na quarta turma de Fraiburgo são: Alexandre Luis Suckow, Andressa de Oliveira, Angelo Silva dos Santos, Carlos Alberto Proner, Daniela Cristina da Silva Vargas, Edison Costa Porto, Emerson Stahnke, Everton dos Santos, Fabrício Frigotto, Gabriel Ponte, Juan Cleiton Kluge, Karoline Cristine Becker, Luana Carolina de Souza Campos, Marcelino Brusco, Marco Antônio Dias da Silva Junior, Marinara Pittol, Merlin Verington Dallagnol, Ricardo Jung, Sara Greissi de Oliveira e Wagner Adriano Petrykowsk.