INSTITUCIONAL

Entenda um pouco mais o que SENAR-SC faz pelo setor

O QUE É?

O SENAR é uma instituição vinculada à Confederação Nacional da Agricultura - CNA, em nível nacional, e às Federações de Agricultura, em nível estadual.
No Estado de Santa Catarina, o SENAR está vinculado à FAESC, administrado por um Conselho formado por representantes da própria FAESC, OCESC, AGRO-INDÚSTRIAS, SENAR – ADMINISTRAÇÃO CENTRAL e FETAESC.

MISSÃO

Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e Gerencial e as Atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

OBJETIVOS

É organizar, administrar e executar em todo o território nacional o ensino de Formação Profissional Rural - FPR e a Promoção Social - PS do produtor e trabalhador rural e sua família.

PRINCÍPIOS METODOLÓGICO

"Aprender a fazer fazendo"
O SENAR estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive.

O PÚBLICO DO SENAR

Pode-se afirmar que o público do SENAR são todos os brasileiros residentes no meio rural.
Para a FPR estima-se que o público potencial seja superior a 10 milhões de pessoas.
É o público do SENAR em especial:
Os trabalhadores rurais, sejam eles assalariados ou autônomos;
Os produtores rurais que trabalham em regime de economia familiar (parceleiros, pequenos proprietários, arrendatários e meeiros);
Os jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural, são alvos das ações de FPR e PS do SENAR.

ATRIBUIÇÕES DO SENAR

Organizar, administrar e executar o ensino da Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares.
Orientar a implantação e implementação de ações de FPR e de atividade de PS assegurando plenas condições de obtenção dos objetivos e metas propostas.
Proporcionar ao público alvo, geração de renda e condições de competitividade no mercado de trabalho.
Oferecer, através da qualificação e requalificação profissionais, condições ao “Homem Rural” de permanecer no seu habitat produzindo com eficiência e com lucratividade.
Promover o intercâmbio cultural, sócio e econômico, através da convivência harmônica, troca de experiências e de conhecimentos técnicos.
Propiciar ao público rural os meios para o desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais, proporcionando-lhe qualidade de vida e participação na comunidade.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural administração regional de Santa Catarina - SENAR-AR/SC, disponibiliza as ações / atividades de forma gratuita ao seu publico alvo (Trabalhadores / Produtores Rurais)

COMO UTILIZAR O SENAR/SC

Com o objetivo de facilitar o atendimento aos usuários e de conformidade com a preconizada descentralização, o SENAR atua através das Administrações Regionais sediadas em todas as capitais, e vinculadas as Federações da Agricultura. O público interessado em utilizar o SENAR poderá dirigir-se aos Sindicatos Rurais ou diretamente ao SENAR.
Em Santa Catarina, o contato poderá ser feito com a superintendência do órgão no seguinte endereço:
Rua Delminda Silveira, 200.
Bairro Agronômica. Florianópolis - SC.
CEP: 88.025-500
Fone: (048) (48) 3331-9700
Fax: (048) (48) 3333-0105
e-mail: senar-sc@senar.com.br